Documentos Institucionais
Relatórios da CPA
Apresentação da CPA
Esta Comissão é constituída por coordenador, docentes, técnico-administrativos, discentes e da comunidade externa. Tal formação visa contemplar todo o universo acadêmico que envolve a Faculdade GARÇA BRANCA PANTANAL, sendo seu propósito final gerar conhecimento coletivo acerca da realidade institucional nos aspectos acadêmico, técnico, administrativo e social. Ao final de cada ciclo autoavaliativo, são produzidos relatórios e divulgados publicamente, visando disseminar e socializar as informações pertinentes à realidade institucional, apontando suas potencialidades e pontos a melhorar, bem como sugerindo ações de aperfeiçoamento e avanço. Para tanto, utilizamos como parâmetro as diretrizes promulgadas pelo MEC/ INEP, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), além de consultar, por meio de questionário online, coordenadores de curso, docentes, os discentes e o corpo técnico-administrativo da Faculdade Garça Branca.
A CPA busca por meio da avaliação conhecer intimamente a realidade da comunidade acadêmica em que ela se insere, para, a partir dessas informações obtidas, direcionar futuras ações para sanar possíveis problemas e melhorar a realidade do seu entorno. Para desenvolver o processo de Auto avaliação, a CPA assumiu como postulados, além da democracia institucional: a liberdade nas ações e ética no fazer, a articulação dialógica entre qualidade e quantidade e a sensibilidade institucional para mudança, com base nos seguintes princípios norteadores:
- Responsabilidade social, vista como uma ação sistêmica de todos os seus projetos;
- Reconhecimento da diversidade do sistema;
- Respeito à identidade institucional;
- Continuidade entendida como procedimento incontinente dos objetivos e metas institucional, social e governamental;
- Comparabilidade, isto é, a busca de uma padronização de conceitos e indicadores;
- Respeito à identidade da Instituição, isto é, consideração das características próprias da Instituição e sua representatividade e conceito político-social e econômico;
- Legitimidade, isto é, a adoção de metodologias e construção de indicadores capazes de conferir significado às informações, que devem ser fidedignas;
- Reconhecimento, pelos agentes, da legitimidade do processo avaliativo, seus princípios norteadores e seus critérios.
OBJETIVOS
- Avaliar a faculdade como um todo que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão institucional e as políticas efetivamente realizadas ao longo do ano letivo de 2022, visando a melhoria gradativa da qualidade acadêmica e do desenvolvimento da Instituição de Ensino.
- Privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e também o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.